Luciana Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos e do Projeto Inteligência Social, recebeu o Prêmio Chico Xavier de Reconhecimento Humanitário 2023 da Câmara Municipal de São Paulo, pelo trabalho à frente da ONG Banco de Alimentos. A indicação ao prêmio foi do professor e vereador Eliseu Gabriel (PSB), que durante a cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo leu um trecho do livro Inteligência Social – a perspectiva de um mundo sem fome(s), escrito por Luciana: “Não é inteligente destruir o meio ambiente e os recursos naturais; não usar talentos e conhecimento em prol de nós mesmos e do coletivo; rejeitar evoluir como indivíduo, ignorando as consequências dos próprios atos; não é inteligente semear o mal, o descaso, a desigualdade e a violência; não é inteligente não usar uma escola em período integral ou em todo o seu potencial de educação; não é inteligente desperdiçar alimentos, água, destruir e contaminar o solo…”
O prêmio está em sua 8ª edição e reconhece aqueles que desenvolvem um “conjunto de ações revestidas de respeito e amor ao semelhante”. A homenagem é muito significativa para o Projeto Inteligência Social, uma vez que o Projeto IS ganhou vida a partir do livro de Luciana. A obra traz um retrato de um Brasil multifacetado, desigual, no qual milhões de pessoas são vítimas de várias fomes: de comida, saúde, educação, habitação, justiça social. É urgente mudar esta realidade e migrar para uma sociedade mais evoluída.
O Projeto Inteligência Social parte do princípio de que é preciso combater as várias “fomes”, as carências e as desigualdades, para construir um mundo com melhores perspectivas para o futuro. E o melhor lugar para construir este futuro é a sala de aula! O objetivo do IS é promover a transformação social pela educação, conectando educadores para que despertem nos estudantes a importância da prática da inteligência coletiva para a evolução social e, por meio dessa conscientização, formar cidadãos proativos na criação de um mundo mais justo, com menos carências e sustentável.
Em suas redes sociais, o vereador Eliseu Gabriel escreveu: “Tive a honra de entregar à querida Luciana Chinaglia Quintão o Prêmio Chico Xavier, que há dez anos homenageia ações realizadas em prol da sociedade. A Luciana é pura solidariedade. Fundadora e presidente da @ongbancodealimentos e do @projeto_inteligencia_social e uma das cofundadoras do @pactocontrafome”.
“Fiquei muito feliz pelo fato de o professor e vereador Eliseu Gabriel ter lido em plenário trechos do livro Inteligência Social, corroborando com as minhas ideias sobre uma sociedade mais evoluída”, afirma Luciana. “Um momento especial para mim, neste ano em que a ONG Banco de Alimentos comemora 25 anos de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Especial também porque admiro demais a mensagem do líder espiritual Chico Xavier, um ser humano que dedicou sua vida ao amor ao próximo, com o dom de ajudar as pessoas e de distribuir conforto e paz”.