Promovendo a transformação social por meio da educação

l

BLOG

A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA SOCIAL NAS ESCOLAS

11/24/2022

“Penso, logo existo”, a famosa máxima de René Descartes nos convida a fazer uma reflexão: se somos o que pensamos, logo, somos o que aprendemos. A pergunta agora é: Como e para que existimos? Qual é o objetivo de nossas vidas? Como devemos agir para alcançar nossos objetivos? Em que sociedade queremos viver? Na realidade, em última análise, nós somos o que entendemos e/ou o que sabemos e, por essa razão, a educação é importantíssima para que o conhecimento seja utilizado e construído da forma mais sólida possível para melhor dimensionar o nosso viver. 

Educar é dar luz à verdade, ao conhecimento que tem base em métodos e conclusões científicas e fenomenológicas que se apresentam de uma forma incontestável, com resultados recorrentes. 

A sociedade que não educa é massacrante e involuída. Escolas sem infraestrutura e professores não habilitados passam ao largo do centro de questões determinantes, restringindo o potencial de desenvolvimento do aluno. O professor deve ter seu trabalho reconhecido, ser bem formado e se manter informado para desenvolver bem seu papel. 

Nós, do Projeto Inteligência Social, temos plena convicção que escolas são um dos grandes agentes transformadores da sociedade: além do poder do conhecimento, é na sala de aula que aprendemos sobre cidadania e formamos nosso senso crítico, discernimento do certo e errado e nossos princípios morais e éticos. É na sala de aula que se moldam cidadãos ativos e conscientes, habilitados para construir um futuro justo e sustentável.

A real visão do Brasil (e a importância da prática da Inteligência Social) deveria ser apresentada nas escolas desde o Ensino Fundamental, e não apenas ser mostrada muitas vezes, superficialmente, em algumas faculdades. Isso é simplesmente inaceitável – assim como, não estimular os adolescentes e jovens adultos a serem cidadãos e se dedicarem a trabalhar, sem demagogia, para construir um país melhor, por intermédio de uma participação inteligente, contínua e ativa. Essas omissões têm um preço muito alto para toda a sociedade e fazem com que as fomes permaneçam. 

Sabemos do enorme potencial que as crianças, adolescentes e jovens carregam dentro de si. Precisamos incentivá-los para que percebam o impacto de suas escolhas no futuro que estão construindo e reconheçam a importância da juventude na busca por soluções devidas do poder público. É na escola que nossas crianças aprendem quais são seus princípios e valores, e como usar sua inteligência e conhecimento para se tornarem verdadeiros cidadãos de bem na sociedade e no mundo. 

A qualidade de vida da juventude passa pela educação, pois ela é fundamental para que os jovens possam se preparar para o futuro, desenvolvendo um pensamento crítico. Investir nas escolas, na educação e nos jovens é investir no futuro da nossa nação e assim, fazer a mudança estrutural que nosso país tanto precisa.

Equipe IS

Equipe IS

Recent Posts

2024, UM ANO INTENSO!

2024, UM ANO INTENSO!

A Gincana Social já está a todo vapor! Já temos 16 escolas participando, em todo o país, e outras chegando!! São escolas de diversas cidades e estados, todas arrecadando alimentos para serem distribuídos em instituições sociais atendidas pela ONG Banco de Alimentos....

Vivência combate à poluição de plásticos

Vivência combate à poluição de plásticos

Nossa equipe teve momentos muito especiais com a equipe pedagógica do Colégio Johann Gauss, durante a vivência Combate à Poluição de Plásticos que realizamos na escola. Um privilégio para nós ter como parceira uma escola inovadora, que adota como lema “ampliando...

Inteligência Social na Prática

Inteligência Social na Prática

Luciana Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos e do Projeto Inteligência Social, participou como convidada da banca de avaliação dos projetos dos Grupos de Empreendedorismo Sustentável e Solidário dos alunos do Ensino Médio do Colégio Emilie de...

Inteligência Social
A perspectiva de um mundo sem fome(s)
Luciana C. Quintão

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *