Trajetória
Luciana C. Quintão
Economista, empreendedora social, escritora e ativista no combate à fome e à exclusão social, Luciana Chinaglia Quintão fundou a ONG Banco de Alimentos em 1998, iniciativa pioneira na sociedade civil para o combate à fome e ao desperdício de alimentos no Brasil. Originária do Rio de Janeiro, Ipanema, aos três anos mudou-se para o bairro da Gávea, região próxima à favela da Rocinha, e desde cedo não se conformava em ver à sua volta tanta fome em meio a tanta riqueza. Hoje, a ONG Banco de Alimentos coleta alimentos onde sobra e distribui onde falta, possibilitando a complementação alimentar de qualidade em 65 entidades assistidas continuamente, que atendem mais de 38 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.
Em sua trajetória, Luciana sempre inspirou e participou ativamente de diversas iniciativas, entre elas a idealização do projeto de educação Alimentando a Transformação Social e do documentário Cultura do Desperdício; finalista do Prêmio Empreendedor Social, integra a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais; é cofundadora do Movimento Pacto contra a Fome; e integra o movimento Catalyst 2030.
Partindo da premissa de que construir um mundo melhor não é utopia, é inteligência, Luciana ampliou a sua atuação com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre as “várias fomes” que atingem o Brasil, não só de comida, mas de justiça, transporte, moradia, educação e saúde, entre outras. Baseando-se nessa reflexão, escreveu o livro Inteligência Social – A perspectiva de um mundo sem fome(s), no qual destaca a responsabilidade de cada ser humano na construção do mundo à sua volta.
A partir do livro, Luciana idealizou o Projeto Inteligência Social, que integra o Programa OBA nas Escolas, da ONG Banco de Alimentos, acreditando que a transformação da sociedade se concretizará por meio da educação, ao despertar nos estudantes a importância da prática da inteligência social em prol do bem comum, para a formação de cidadãos proativos na criação de um mundo mais justo, sustentável e com menos carências.
Luciana é movida pela paixão de cuidar. Cuidar do ser humano, cuidar do planeta, cuidar para que seja possível ampliar a nossa capacidade de sermos cidadãos melhores e assim criarmos também um mundo melhor para todos, com menos fome, pobreza e desigualdade.
Assim, enquanto a ONG Banco de Alimentos cuida hoje de quem tem fome, o Projeto Inteligência Social cuida para que não existam mais “fomes” amanhã. São caminhos integrados e paralelos, com um único propósito – o de transformar cada vez mais, para melhor, o mundo ao nosso redor.
Inteligência Social
A perspectiva de um mundo sem fome(s)
Luciana C. Quintão
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas comunicações e informações via e-mail