Fome de quê?
Com este título, reportagem da Folha de S. Paulo destaca a fome nos centros urbanos. Em entrevista, Luciana C. Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos e do Projeto Inteligência Social, afirma: "Em última análise, o que causa a fome é a falta de recurso financeiro para comprar alimento...o que vai matar a fome é desenvolvimento econômico, educação, saúde para a pessoa se empregar e se tornar um cidadão autônomo.” Acompanhe o 2º episódio do documentário “Fome de Quê?”.
Retrospectiva 2023
O ano de 2023 foi muito importante para o Projeto Inteligência Social. Mais de 8.000 alunos impactados com informação e experiência para inspirar e promover a transformação social! E há muitas novidades chegando em 2024! Acompanhe o IS nas redes sociais. Vamos seguir juntos nesta caminhada! Agradecemos a todos que nos deram a oportunidade de plantar sementes no coração dos estudantes que possam florescer e levar a um futuro mais justo e sustentável!
Fechamento da Gincana Social
A Gincana Social 2023 encerrou com chave de ouro as vivências do Inteligência Social nas escolas durante o ano. Além de mobilizar milhares de alunos de diversas faixas etárias, essa edição expandiu as fronteiras da grande São Paulo e chegou ao interior do Estado. A quantidade total arrecadada alcançou 5 toneladas de alimentos não perecíveis! Agradecemos imensamente o empenho das instituições de ensino e a união de todos: escola, corpo docente, alunos e familiares.
Mesa-redonda nas escolas com Luciana C. Quintão
Luciana C. Quintão, idealizadora da ONG Banco de Alimentos e do Projeto Inteligência Social esteve em um bate-papo com os alunos do Ensino Médio no Colégio Santa Marcelina. Além de conversarem sobre sua experiência no combate à fome e ao desperdício de alimentos, Luciana revela a importância da Inteligência Social e da urgência do despertar de consciência das novas gerações para a construção de um mundo mais justo e sustentável.
Projeto Inteligência Social
Este vídeo faz uma síntese dos objetivos do Projeto Inteligência Social para escolas, mostrando como a educação pode formar cidadãos conscientes e transformar a realidade ao nosso redor, por meio da responsabilidade individual, social e ambiental dos alunos para que eles se tornem cidadãos ativos na construção de um futuro mais sustentável e justo.
Vivência: Colheita Urbana
A Colheita Urbana, uma das vivências do Projeto Inteligência Social, consiste na principal atividade da ONG Banco de Alimentos. Nesta experiência, os alunos acompanham a retirada de alimentos doados por um parceiro e a entrega em uma instituição beneficiada. O objetivo é sensibilizar e conscientizar os alunos, em uma vivência nos próprios ambientes sociais, sobre a questão do desperdício e suas implicações na sociedade, natureza e economia.
Vivência: Almoço dos Povos
A vivência Almoço dos Povos, promovida pelo Projeto Inteligência Social em parceria com o Arsenal da Esperança, responsável pela metodologia, aborda os temas da fome, abundância e desperdício no mundo, permitindo aos jovens vivenciar e refletir sobre a desigual distribuição de recursos entre os países, responsável não só pela fome de comida, mas outras fomes que existem no Brasil e no mundo – de habitação, saúde, educação e justiça social.
Vivência: Oficina Culinária Atrapalhada
Por meio dessa vivência, o Projeto Inteligência Social visa ensinar de forma lúdica e divertida o conceito de aproveitamento integral de alimentos e o não desperdício. Pode ser feita na escola para alunos da Educação Infantil até os primeiros anos do Ensino Fundamental, como também em outros ambientes, envolvendo alunos e familiares.
Reportagem TV Canção Nova
O Projeto Inteligência Social, por meio de suas vivências, e a ONG Banco de Alimentos, que trabalha desde 1998 combatendo a fome por meio do combate ao desperdício de alimentos, foram destaques da reportagem especial feita pelo programa Repórter Canção Nova, com o tema da Campanha da Fraternidade 2023.
A Fome pelo olhar de quem sente e de quem doa
Com apresentação de Luciana C. Quintão, fundadora da ONG Banco de Alimentos e do Projeto Inteligência Social, o vídeo retrata a insegurança alimentar no Brasil nas suas categorias leve, moderada e grave, através da perspectiva de três mulheres que vivem essa realidade.
Lançamento da série Nossa Casa Nosso Planeta
A série Nossa Casa, Nosso Planeta, idealizada por Luciana C. Quintão, fundadora da ONG Banco de Alimentos e do Projeto Inteligência Social, foi baseada em seu livro “Inteligência Social: a perspectiva de um mundo sem fome(s)”. Dedicada aos alunos do Ensino Fundamental, a série de 8 vídeos aborda, de forma didática e bem elaborada, temas importantes como aproveitamento integral dos alimentos, cuidados com a água, mudanças climáticas, reciclagem, consumo consciente e desigualdade social.
Episódio 1: Introdução à Inteligência Social
O 1º episódio da série Nossa Casa, Nosso Planeta introduz o conceito de Inteligência Social e a importância de praticá-la em nosso cotidiano. Por isso, é fundamental conhecermos a realidade ao nosso redor para poder transformá-la e juntos construirmos um futuro mais sustentável e com menos carências.
Episódio 2: Fome e Desperdício: Aproveitamento Integral dos Alimentos
O 2º episódio da série Nossa Casa, Nosso Planeta introduz o conceito de Aproveitamento Integral dos Alimentos, ressaltando os benefícios nutricionais do uso total das partes não convencionais (sementes, cascas, talos etc.) e o impacto positivo dessa prática para o meio ambiente. Ao final, há ainda uma deliciosa receita de geleia de casca de melão.
Episódio 3: Cuidados com a Água
O 3º episódio da série Nossa Casa, Nosso Planeta aborda sobre a água, substância essencial para nossa vida, explorando o seu ciclo natural, os cuidados necessários para preservá-la, protegendo da poluição e dicas para evitar o desperdício deste recurso natural tão precioso.
Episódio 4: Reciclagem e Consumo Consciente
O 4º episódio trata da importância da reciclagem e consumo consciente para combatermos o enorme problema socioambiental que o lixo se tornou nos últimos anos. São apresentados os diferentes materiais utilizados em nosso cotidiano e o tempo que demoram para se decompor na natureza, além de orientações para o descarte correto e dicas que envolvem um consumo mais sustentável, visando o uso consciente de recursos naturais e menor produção de lixo.
Episódio 5: Mudanças Climáticas
O 5º episódio da série Nossa Casa, Nosso Planeta destaca as mudanças climáticas, o aquecimento global, e como esses fenômenos afetam as pessoas e animais. Além de mostrar o que podemos e devemos fazer para reverter essa situação, o episódio ensina a montar um terrário, demonstrando que o funcionamento e a saúde dos ecossistemas dependem do nosso cuidado.
Episódio 6: Desigualdade Social e Distribuição de Renda
O 6º episódio da série Nossa Casa, Nosso Planeta tem como tema a desigualdade social e distribuição de renda. Como um país tão abundante em riquezas naturais como o Brasil e que está entre os 20 países do mundo que mais cobram impostos, pode ter tanta miséria? Falta acesso à saúde, à educação e falta também uma administração adequada por parte do governo, para que os recursos cheguem a todos que precisam.
Episódio 7: Funcionamento e Responsabilidades do Governo
O 7º episódio da série Nossa Casa, Nosso Planeta destaca os deveres e as responsabilidades do governo, explicando as atribuições de cada cargo político, como funciona a urna eletrônica e a importância de votar. Muita informação para que os alunos possam exercer a sua cidadania.
Episódio 8: Importância do 3º Setor e da Sociedade Civil
O 8º episódio destaca a importância das organizações do terceiro setor na sociedade, mostrando como funcionam e como podemos apoiá-las. O vídeo traz o exemplo da ONG Banco de Alimentos que combate a fome e o desperdício desde 1998, complementado a alimentação de mais de 25 mil pessoas diariamente.
Carolina: uma biografia – por Luciana C. Quintão
Neste vídeo, Luciana C. Quintão narra trechos da obra Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, escrito em 1960, por Carolina Maria de Jesus. Sozinha, com três filhos, Carolina enfrentou a miséria e, mesmo com pouca escolaridade, passou a registrar em um diário a pobreza, a fome e a humilhação do ser humano que vive em favelas.
Entrevista com Luciana C. Quintão no Lançamento do Projeto Inteligência Social
Desenvolvido para as escolas, o projeto nasceu a partir do livro Inteligência Social - A perspectiva de um mundo sem fome(s), escrito por Luciana C. Quintão. Por meio da educação, busca-se promover a transformação social, despertando nos estudantes a importância da prática da inteligência coletiva, e através dessa conscientização, formar cidadãos proativos para um mundo justo e sem carências