Fome de quê?

Com este título, reportagem da Folha de S. Paulo destaca a fome nos centros urbanos, presente “nos semáforos e nas esquinas, debaixo de marquises e viadutos, expressa em cartazes e nos pedidos insistentes de um trocado para comprar comida”. Em entrevista, Luciana Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos e do Projeto Inteligência Social, afirma: "Em última análise, o que causa a fome é a falta de recurso financeiro para comprar alimento. Por isso, eu sempre digo que o que vai matar a fome é desenvolvimento econômico, educação, saúde para a pessoa se empregar e se tornar um cidadão autônomo.” A mesma reportagem destaca o segundo episódio do documentário “Fome De Quê?”, produzido pela TV Folha, que também tem a participação de Luciana e apresenta em detalhes o trabalho da ONG Banco de Alimentos, com cenas que retratam desde a Colheita Urbana dos alimentos até a entrega e o consumo de quem precisa e vive na pele a insegurança alimentar.

Retrospectiva 2023

O ano de 2023 foi muito especial para o Projeto Inteligência Social. Nossa equipe se desdobrou na produção de conteúdos, vivências, atividades e palestras. Muita informação e reflexão para inspirar estudantes a promover a transformação social! Lançamos a série Nossa Casa Nosso Planeta com vídeos criativos e didáticos, verdadeiros aliados dos professores na missão de levar para a sala de aula temas como consumo consciente, desigualdade, mudanças climáticas e cidadania. Nossa newsletter mensal e guia cultural chegam hoje a mais de 600 educadores. Em nosso blog, notícias e conteúdos relevantes, sempre associados ao conceito de Inteligência Social. Com as Vivências IS, sensibilizamos os estudantes com experiências únicas de contato com a realidade social, despertando a empatia e outros valores. Foi assim com as vivências Almoço dos Povos, Reciclagem de Lixo Eletrônico e palestra sobre o documentário Cultura do Desperdício. A Gincana Social fechou o ano com chave de ouro: reuniu 9 escolas, 5.600 alunos e arrecadou 5 toneladas de alimentos, doados a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Ficamos felizes em apoiar mostras culturais em escolas que, de alguma forma, expressaram os princípios da Inteligência Social em suas atividades, destacando também o trabalho da Ong Banco de Alimentos , entidade da qual fazemos parte. Chegamos a cerca de 100 instituições de ensino na nossa rede mais próxima de contatos. Aprendemos muito também com os educadores, que nos cativam com a sua missão de formar cidadãos do bem! Teremos muitas novidades em 2024! Acompanhe o Projeto Inteligência Social nas redes sociais. Vamos seguir juntos nesta caminhada! Agradecemos imensamente a todos que nos deram a oportunidade de plantar sementes no coração dos estudantes que possam florescer e levar a um futuro mais justo, sustentável e com cada vez menos carências!

Fechamento da Gincana Social

A Gincana Social 2023 encerrou com chave de ouro as vivências desenvolvidas pelo Projeto Inteligência Social nas escolas durante o ano. Realizada em alusão ao Dia Mundial da Alimentação que acontece em 16 de outubro, a Gincana Social é uma oportunidade dos alunos praticarem a cidadania e a solidariedade. A edição deste ano foi muito especial. Além de mobilizar milhares de alunos de diversas faixas etárias, desde os pequeninos das escolas de educação infantil até os jovens universitários, a Gincana Social contou com a participação de colégios localizados fora da capital de São Paulo. Essa força-tarefa para ajudar no combate à fome se estendeu aos pais, professores, toda a comunidade escolar e o resultado foi surpreendente. A quantidade total arrecadada alcançou 5 toneladas de alimentos não perecíveis! A ONG Banco de Alimentos foi a responsável por todas as coletas nas escolas e pela distribuição para 58 entidades sociais assistidas, complementando a refeição de mais de 25 mil pessoas em vulnerabilidade social, entre crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e pessoas em situação de rua. Agradecemos imensamente as instituições de ensino, entre colégios, escolas e faculdade, que se mobilizaram com tanto empenho para arrecadar alimentos não perecíveis. Essa campanha foi um grande sucesso, graças à participação e generosidade de todos: escola, corpo docente, alunos e familiares.

Mesa-redonda nas escolas com Luciana C. Quintão

Luciana C. Quintão, idealizadora da ONG Banco de Alimentos e do Projeto Inteligência Social esteve em um bate-papo com os alunos do Ensino Médio no Colégio Santa Marcelina. Além de conversarem sobre sua experiência no combate à fome e ao desperdício de alimentos, Luciana revela a importância da Inteligência Social e da urgência do despertar de consciência das novas gerações para a construção de um mundo mais justo e sustentável.

Projeto Inteligência Social

Este vídeo faz uma síntese dos objetivos do Projeto Inteligência Social para escolas, mostrando como a educação pode formar cidadãos conscientes e transformar a realidade ao nosso redor, por meio da responsabilidade individual, social e ambiental dos alunos para que eles se tornem cidadãos ativos na construção de um futuro mais sustentável e justo.

Vivência: Colheita Urbana

A Colheita Urbana, uma das vivências do Projeto Inteligência Social, consiste na principal atividade da ONG Banco de Alimentos. Nesta experiência, os alunos acompanham a retirada de alimentos doados por um parceiro e a entrega em uma instituição beneficiada. O objetivo é sensibilizar e conscientizar os alunos, em uma vivência nos próprios ambientes sociais, sobre a questão do desperdício e suas implicações na sociedade, natureza e economia.

Vivência: Almoço dos Povos

A vivência Almoço dos Povos, promovida pelo Projeto Inteligência Social em parceria com o Arsenal da Esperança, responsável pela metodologia, aborda os temas da fome, abundância e desperdício no mundo, permitindo aos jovens vivenciar e refletir sobre a desigual distribuição de recursos entre os países, responsável não só pela fome de comida, mas outras fomes que existem no Brasil e no mundo – de habitação, saúde, educação e justiça social.

Vivência: Oficina Culinária Atrapalhada

Por meio dessa vivência, o Projeto Inteligência Social visa ensinar de forma lúdica e divertida o conceito de aproveitamento integral de alimentos e o não desperdício. Pode ser feita na escola para alunos da Educação Infantil até os primeiros anos do Ensino Fundamental, como também em outros ambientes, envolvendo alunos e familiares.

Reportagem TV Canção Nova

O Projeto Inteligência Social, por meio de suas vivências, e a ONG Banco de Alimentos, que trabalha desde 1998 combatendo a fome por meio do combate ao desperdício de alimentos, foram destaques da reportagem especial feita pelo programa Repórter Canção Nova, com o tema da Campanha da Fraternidade 2023.

A Fome pelo olhar de quem sente e de quem doa

Com apresentação de Luciana C. Quintão, fundadora da ONG Banco de Alimentos e do Projeto Inteligência Social, o vídeo retrata a insegurança alimentar no Brasil nas suas categorias leve, moderada e grave, através da perspectiva de três mulheres que vivem essa realidade.

Lançamento da série Nossa Casa Nosso Planeta

A série Nossa Casa, Nosso Planeta, idealizada por Luciana C. Quintão, fundadora da ONG Banco de Alimentos e do Projeto Inteligência Social, foi baseada em seu livro “Inteligência Social: a perspectiva de um mundo sem fome(s)”. Dedicada aos alunos do Ensino Fundamental, a série de 8 vídeos aborda, de forma didática e bem elaborada, temas importantes como aproveitamento integral dos alimentos, cuidados com a água, mudanças climáticas, reciclagem, consumo consciente e desigualdade social.

Episódio 1: Introdução à Inteligência Social

O 1º episódio da série Nossa Casa, Nosso Planeta introduz o conceito de Inteligência Social e a importância de praticá-la em nosso cotidiano. Por isso, é fundamental conhecermos a realidade ao nosso redor para poder transformá-la e juntos construirmos um futuro mais sustentável e com menos carências.

Episódio 2: Fome e Desperdício: Aproveitamento Integral dos Alimentos

O 2º episódio da série Nossa Casa, Nosso Planeta introduz o conceito de Aproveitamento Integral dos Alimentos, ressaltando os benefícios nutricionais do uso total das partes não convencionais (sementes, cascas, talos etc.) e o impacto positivo dessa prática para o meio ambiente. Ao final, há ainda uma deliciosa receita de geleia de casca de melão.

Episódio 3: Cuidados com a Água

O 3º episódio da série Nossa Casa, Nosso Planeta aborda sobre a água, substância essencial para nossa vida, explorando o seu ciclo natural, os cuidados necessários para preservá-la, protegendo da poluição e dicas para evitar o desperdício deste recurso natural tão precioso.

Episódio 4: Reciclagem e Consumo Consciente

O 4º episódio trata da importância da reciclagem e consumo consciente para combatermos o enorme problema socioambiental que o lixo se tornou nos últimos anos. São apresentados os diferentes materiais utilizados em nosso cotidiano e o tempo que demoram para se decompor na natureza, além de orientações para o descarte correto e dicas que envolvem um consumo mais sustentável, visando o uso consciente de recursos naturais e menor produção de lixo.

Episódio 5: Mudanças Climáticas

O 5º episódio da série Nossa Casa, Nosso Planeta destaca as mudanças climáticas, o aquecimento global, e como esses fenômenos afetam as pessoas e animais. Além de mostrar o que podemos e devemos fazer para reverter essa situação, o episódio ensina a montar um terrário, demonstrando que o funcionamento e a saúde dos ecossistemas dependem do nosso cuidado.

Episódio 6: Desigualdade Social e Distribuição de Renda

O 6º episódio da série Nossa Casa, Nosso Planeta tem como tema a desigualdade social e distribuição de renda. Como um país tão abundante em riquezas naturais como o Brasil e que está entre os 20 países do mundo que mais cobram impostos, pode ter tanta miséria? Falta acesso à saúde, à educação e falta também uma administração adequada por parte do governo, para que os recursos cheguem a todos que precisam.

Episódio 7: Funcionamento e Responsabilidades do Governo

O 7º episódio da série Nossa Casa, Nosso Planeta destaca os deveres e as responsabilidades do governo, explicando as atribuições de cada cargo político, como funciona a urna eletrônica e a importância de votar. Muita informação para que os alunos possam exercer a sua cidadania.

Episódio 8: Importância do 3º Setor e da Sociedade Civil

O 8º episódio destaca a importância das organizações do terceiro setor na sociedade, mostrando como funcionam e como podemos apoiá-las. O vídeo traz o exemplo da ONG Banco de Alimentos que combate a fome e o desperdício desde 1998, complementado a alimentação de mais de 25 mil pessoas diariamente.

Carolina: uma biografia – por Luciana C. Quintão

Neste vídeo, Luciana C. Quintão narra trechos da obra Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, escrito em 1960, por Carolina Maria de Jesus. Sozinha, com três filhos, Carolina enfrentou a miséria e, mesmo com pouca escolaridade, passou a registrar em um diário a pobreza, a fome e a humilhação do ser humano que vive em favelas.

Entrevista com Luciana C. Quintão no Lançamento do Projeto Inteligência Social

Desenvolvido para as escolas, o projeto nasceu a partir do livro Inteligência Social - A perspectiva de um mundo sem fome(s), escrito por Luciana C. Quintão. Por meio da educação, busca-se promover a transformação social, despertando nos estudantes a importância da prática da inteligência coletiva, e através dessa conscientização, formar cidadãos proativos para um mundo justo e sem carências