Vivências
Práticas e envolventes
Em um mundo ameaçado pela crise climática e pela desigualdade, como motivar crianças e jovens a conhecerem os desafios do nosso tempo e inspirá-los a buscar soluções transformadoras?
Esse é o objetivo das vivências do Projeto Inteligência Social. Elas oferecem muito conhecimento e experiências práticas e envolventes que permitem aos alunos refletir sobre questões relacionadas à sustentabilidade, responsabilidade social e saúde do planeta.
Planejadas em conjunto com a gestão das escolas, as vivências do IS são verdadeiras aliadas dos educadores na sala de aula: trazem aprendizado prático, promovem mudanças de comportamento e incentivam a adoção de práticas mais sustentáveis e responsáveis.
Experiências únicas e transformadoras
As vivências do Projeto Inteligência Social são experiências únicas e transformadoras que conectam educação, cidadania e sustentabilidade. Cada vivência é desenhada para envolver educadores, alunos e a comunidade escolar em atividades dinâmicas que estimulam a reflexão e a ação consciente.
Alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, as vivências proporcionam aos estudantes a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações reais. Seja reciclando materiais, combatendo o desperdício ou entregando alimentos em instituições carentes, cada atividade é pensada para despertar o senso de responsabilidade e pertencimento.
O objetivo é simples, mas poderoso: formar cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios socioambientais da atualidade de maneira ativa e comprometida. Um diferencial para escolas que querem fazer a diferença na construção de um mundo melhor. Todas as vivências já chegam prontas para serem implementadas nas escolas, alinhadas à grade curricular.
Atividades
Seu título vai aqui
Participação na principal atividade da ONG Banco de Alimentos, acompanhando a retirada de alimentos doados por um parceiro e a entrega em uma instituição beneficiada.
Objetivos: sensibilizar e conscientizar os alunos, através de uma experiência nos próprios ambientes sociais, sobre a questão do desperdício e suas implicações na sociedade, natureza e economia, trazendo reflexões sobre sustentabilidade e o bem-estar das pessoas.
Faixa Etária: alunos do Ensino Fundamental.
Atividades
Colheita Urbana
Participação na principal atividade da ONG Banco de Alimentos, acompanhando a retirada de alimentos doados por um parceiro e a entrega em uma instituição beneficiada.
Objetivos: sensibilizar e conscientizar os alunos, através de uma experiência nos próprios ambientes sociais, sobre a questão do desperdício e suas implicações na sociedade, natureza e economia, trazendo reflexões sobre sustentabilidade e o bem-estar das pessoas.
Faixa Etária: alunos do Ensino Fundamental.
Combate à Poluição de Plásticos
A vivência envolve o engajamento da comunidade escolar na coleta de resíduos plásticos com uma lixeira temática. Após essa etapa, será realizada uma oficina, apresentando o processo de reciclagem com maquinário apropriado, no qual os estudantes produzem objetos (peão, vasos) a partir da matéria-prima derivada dos resíduos coletados.
A atividade é composta por dinâmica e roda de conversa.
Objetivos: sensibilizar e conscientizar os alunos sobre as questões da poluição plástica, coleta seletiva e reciclagem.
Faixa Etária: alunos a partir do 5º ano do Ensino Fundamental até Ensino Médio
Nossa Casa, Nosso Planeta
A série de vídeos Nossa Casa, Nosso Planeta, baseada no conceito de Inteligência Social, aborda temas relacionados a questões sociais, de sustentabilidade e governança.
Objetivos: conscientizar sobre a importância da responsabilidade de cada um para cuidar do planeta em que vivemos e transformá-lo em um lugar cada vez melhor.
Faixa Etária: alunos do Fundamental I, Fundamental II e Médio
Oficina do Pensamento
Saúde emocional e sustentabilidade estão intrinsecamente ligadas ao bem-estar individual e coletivo, assim como ao equilíbrio entre o ser humano e o ambiente ao seu redor. Na vivência, essa relação é experienciada em 4 etapas: 1- Espetáculo Circense, abordando questões sobre pensamentos autocríticos; 2- Dinâmica corporal, ativando percepções; 3- Momento para expressão de reflexões e acolhimento; 4- Oficina Criativa para explorar pensamentos e experiências internas.
Objetivos: contribuir para o desenvolvimento saudável das futuras gerações, reconhecendo como o autocuidado emocional e a consciência das próprias emoções são essenciais para o desenvolvimento máximo do potencial de cada um em direção a um mundo melhor para si e todos ao redor.
Faixa Etária: alunos a partir do 5º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
Oficina Culinária Atrapalhada
Apresentação teatral, com dois profissionais formados em técnica clown pelos Doutores da Alegria, demonstrando, de forma atrapalhada, o preparo de uma receita com aproveitamento integral de alimentos.
Objetivos: sensibilizar e conscientizar as crianças, em meio a risadas e brincadeiras, trabalhando o reconhecimento visual do alimento, suas partes (cascas, talos, folhas, sementes), o não preconceito e o não desperdício.
Faixa Etária: alunos da Ed. Infantil e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
Oficina Culinária Mão na Massa
Participação dos alunos no preparo de receitas com aproveitamento integral dos alimentos, abordando o não desperdício e os benefícios nutritivos e socioambientais dessa prática.
Objetivos: Sensibilizar e conscientizar os alunos, promovendo uma gastronomia nutritiva e sustentável, com respeito aos alimentos, através do uso de suas folhas, talos, sementes e cascas. Ao experimentar as preparações saborosas, é possível ensinar o não preconceito alimentar.
Faixa Etária: alunos a partir do 4º ano do Ensino Fundamental
Palestras e Debates
A partir da apresentação de documentários, sugere-se um debate / mesa-redonda sobre o tema abordado. Seguem alguns filmes desenvolvidos com ideia original de Luciana C. Quintão:
1) Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente; 2) A Fome pelo olhar de quem sente e de quem doa.
Objetivos: sensibilizar e conscientizar os alunos sobre as complexas relações de produção, circulação, consumo e descarte de alimentos, integrando-as a uma necessária visão crítica sobre desigualdade social, alimentação saudável, nutrição, desperdício e aproveitamento integral dos alimentos.
Faixa Etária: alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio * Documentário com ideia original de Luciana C. Quintão
Gincanas Sociais
Atividades que visam o engajamento socioambiental dos alunos, com campanhas de arrecadação, criação de projetos inovadores em prol da comunidade, entre outras iniciativas.
Objetivos: Despertar a importância da responsabilidade social, incentivando a cultura de doação, o engajamento social dos alunos, o trabalho em equipe para o bem comum e a participação ativa em benefício do outro.
Faixa Etária: alunos de todas as séries
Metareciclagem
A vivência mobiliza os alunos para a coleta de equipamentos eletrônicos que não são mais utilizados, seleção de peças a serem reaproveitadas, oficina de metareciclagem para a criação de novos objetos e visita a entidade social, para compartilhar novos saberes.
Objetivos: sensibilizar os alunos sobre o descarte correto de eletrônicos, o consumo consciente e o reaproveitamento de peças e tecnologia, motivando atitudes que promovam um mundo mais sustentável.
Faixa Etária: alunos do Ensino Fundamental (do 5º ao 7º Ano)
Almoço dos Povos
Teatro interativo que aborda os temas da fome, abundância e desperdício, permitindo aos jovens vivenciar e refletir sobre a desigual distribuição de todos os recursos a nível mundial.
*Elaborado pela comunidade do SERMIG – Arsenal da Esperança, e apresentado aqui em parceria com o Projeto Inteligência Social, cujos propósitos se inter-relacionam.
Objetivos: conscientizar sobre o que é passar fome em meio à abundância, despertando a empatia e outros valores humanos, além de desenvolver o pensamento crítico, tendo como base de raciocínio questões socioculturais relevantes.
Faixa Etária: Alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio.
Inteligência Social
A perspectiva de um mundo sem fome(s)
Luciana C. Quintão