28 de julho – Dia da Sobrecarga da Terra em 2022
O Dia da Sobrecarga da Terra é um marco que representa, a cada ano, o momento em que a demanda da humanidade, através do consumo dos recursos naturais, supera a capacidade da natureza de se regenerar.
Essa data sinaliza a saúde ecológica da Terra, considerando nosso desempenho em sustentabilidade coletiva. Em outras palavras, estamos esgotando os recursos renováveis do planeta em pouco mais de meio ano, ficando em déficit ecológico até o fim de 2022.
Desde que a ONU começou a coletar dados em 1970, o Dia da Sobrecarga da Terra, infelizmente, chega mais cedo a cada ano. Estamos vivendo em déficit há pelo menos meio século! Hoje, a humanidade vive como se houvesse recursos equivalentes a 1,75 Terras. Mas o fato é que só existe um Planeta Terra e seus recursos são finitos.
E por que devemos dedicar atenção a essa data?
A importância desse dia baseia-se na sobrevivência da humanidade que é totalmente dependente dos suprimentos que o planeta oferece para atender necessidades básicas como ar, água e alimento.
O Dia da Sobrecarga da Terra é calculado pela Global Footprint Network, uma organização internacional sem fins lucrativos, relacionando a oferta da Terra e a demanda da humanidade por recursos naturais.
Cálculo: Biocapacidade do planeta Terra1 / Pegada Ecológica da Humanidade2 x 365
1 Suprimento anual de recursos naturais da Terra (florestas, terras agrícolas, áreas de pesca em oceanos e terras construídas).
2 Demanda da humanidade pelos recursos naturais (alimentos, madeira, espaço urbano e florestas para absorver as emissões de CO2).
Como podemos adiar o Dia da Sobrecarga da Terra?
Ao mesmo tempo que esta data serve como um alerta de que as tendências atuais de consumo são insustentáveis, ela nos lembra do poder que a humanidade, representada por cada um de nós, tem de reverter esse quadro e melhorar nossa qualidade de vida e das próximas gerações.
Para compreender a diferença que podemos fazer, vivendo de maneira sustentável, podemos citar o ano de 2020. Devido à pandemia e a consequente redução do movimento econômico, o Dia da Sobrecarga da Terra foi adiado para 22 de agosto.
O quadro abaixo demonstra o impacto de algumas mudanças no adiamento do Dia da Sobrecarga da Terra.
Atitude proposta | A data poderia ser adiada em |
---|---|
Reduzir pela metade o desperdício de alimentos | 10 dias |
Diminuir o consumo de carne pela humanidade | 17 dias |
Tornar os edifícios existentes mais eficientes em termos energéticos e descarbonizar a energia | 21 dias |
Reduzir pela metade o CO2 global | 93 dias |
Fonte: Global Footprint Network, 2019
Como reduzir nossa pegada ecológica e mudar esse rumo?
Felizmente, a solução está ao nosso alcance. As escolhas humanas que podem fazer a diferença são inúmeras, desde a mudança de pequenos hábitos no dia-a-dia, passando pela maneira como nos alimentamos, até a responsabilidade na escolha do que compramos. Abaixo, listamos algumas delas:
- Utilize menos o carro. Caminhe, compartilhe caronas, use bicicleta ou transporte público.
- Desligue as luzes e desconecte os eletrônicos quando não estiver em uso.
- Não desperdice água. Feche a torneira enquanto escova os dentes, lava as mãos, ensaboa a louça. Lavar calçada com mangueira, nem pensar!
- Tente limitar o consumo de carnes e laticínios.
- Evite o desperdício de alimentos. Planeje para comprar o que realmente irá consumir.
- Encaminhe os resíduos orgânicos para compostagem.
- Sempre prefira o reutilizável ao descartável.
- Faça compras inteligentes: o seu bolso e a natureza agradecem. Prefira aparelhos com eficiência energética; use lâmpadas LED e baterias recarregáveis.
- Não se empolgue em promoções. Compre apenas se você realmente estiver precisando.
- E por fim, mas tão importante: Seja um exemplo. Converse a respeito, inspire outras pessoas com suas atitudes sustentáveis.
Tudo o que pudermos fazer para viver de forma mais sustentável contribuirá para adiarmos o Dia da Sobrecarga da Terra.
Vamos fazer a nossa parte e adiar essa data em 2023!