O Projeto Inteligência Social oferece, a partir de agosto, uma nova vivência para as escolas, com o objetivo de conectar cada vez mais os estudantes à realidade que os cerca e de motivá-los para ações que levem à transformação social. Trata-se da vivência Metareciclagem de Lixo Eletrônico, composta por 4 fases: mobilização dos alunos para a arrecadação de equipamentos eletrônicos descartados; seleção dos produtos coletados por uma empresa especializada; realização de oficina de metareciclagem com os alunos para a transformação destes equipamentos; e doação dos equipamentos produzidos para uso em entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa se encaixa na proposta das vivências desenvolvidas pelo Projeto IS, que é a de permitir aos estudantes experiências únicas de contato com a realidade social. Ao realizar uma vivência, a escola traz conhecimento aos alunos sobre questões sociais e ambientais; promove reflexões sobre o tema; promove o debate sobre questões climáticas e de consumo consciente; e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e voltados ao bem comum. A primeira vivência já está sendo realizada no Colégio Johann Gauss, que se juntou à iniciativa do Projeto IS para a construção de um futuro mais sustentável e justo para todos.
O lixo eletrônico é um dos grandes desafios da gestão de resíduos em todo o planeta. O Brasil é um dos líderes do ranking na produção de lixo eletrônico, ocupando a quinta posição mundial e a primeira na América Latina. Porém, um dos que menos recicla – só 3% dos resíduos.
Muitos dos componentes químicos presentes nos equipamentos eletrônicos são metais pesados e quando descartados e manuseados incorretamente, são prejudiciais às pessoas e ao meio ambiente, uma vez que contaminam solos e lençóis freáticos, afetando os animais e a vegetação.
Foi pensando nessas questões de saúde pública e do meio ambiente que o Projeto IS criou a vivência Metareciclagem de Lixo Eletrônico. Enquanto a reciclagem aproveita o material de que são feitos os componentes eletrônicos, a metareciclagem busca aproveitar a funcionalidade dos componentes eletrônicos. O foco está na reciclagem da tecnologia. A vivência possibilita portanto não apenas o descarte correto de todo o material colhido mas também o reaproveitamento de tecnologia na criação de robôs, por exemplo, ou outros objetos.
Quanto mais refletirmos sobre os problemas que existem ao nosso redor e agirmos no nosso cotidiano como cidadãos conscientes, pensando no bem comum e do planeta, mais possibilidades teremos de construir um mundo mais justo e sustentável!
Faça contato e agende a vivência Metareciclagem de Lixo Eletrônico na sua escola! Com certeza será uma experiência muito enriquecedora para os alunos!