O Projeto Inteligência Social é o braço de atuação da ONG Banco de Alimentos nas escolas, por meio do Programa OBA nas Escolas
O trabalho da ONG Banco de Alimentos, que há 27 anos atua no país, vai muito além de combater a fome e o desperdício de alimentos. A organização entende que é preciso não só combater a fome hoje como evitar que haja fome no futuro. Por essa razão, criou o Projeto Inteligência Social (IS), sua frente de atuação dentro das escolas, parte do programa OBA nas Escolas. Para a ONG Banco de Alimentos, a fome também é uma questão de educação, consciência e cidadania.
O que é o Projeto Inteligência Social?
O IS atua em escolas dedicadas à educação básica, incluindo o Ensino Fundamental I e II e o Ensino Médio. Seu foco é conectar educadores e plantar sementes de conhecimento e prática que inspiram estudantes na construção de um futuro mais sustentável e justo, ampliando a consciência dos alunos sobre temas como sustentabilidade, cidadania e responsabilidade socioambiental. Para isso, oferece vivências práticas, projetos especiais e materiais pedagógicos alinhados à BNCC e aos ODS da ONU.
Como o IS funciona?
O projeto se divide em três frentes:
- Vivências educativas: atividades práticas que envolvem os alunos em temas como desperdício de alimentos, reciclagem e consumo consciente.
- Projetos especiais: voltados à gestão escolar, como o Programa Contra o Desperdício, que realiza um diagnóstico do desperdício de alimentos nas cozinhas e refeitórios, e propõe soluções.
- Conteúdos pedagógicos: ebooks com planos de aula e atividades práticas que também incluem as famílias Tudo baseado em metodologias ativas, aprendizagem baseada em projetos e temas atuais.
Educação que amplia o impacto social
Enquanto a ONG distribui alimentos para mais de 38 mil pessoas em situação de vulnerabilidade diariamente, o IS atua para formar cidadãos conscientes que poderão evitar a fome no futuro. A educação, nesse contexto, é uma ferramenta poderosa de transformação.
Combater o desperdício de alimentos exige mudanças nos hábitos sociais e culturais. O IS contribui com essa mudança desde a infância.
Conclusão
O Projeto Inteligência Social acredita que é pela educação que se conquista a transformação social, capaz de levar a um mundo com melhores perspectivas para o futuro, combatendo não só a fome de comida, mas outras “fomes”, de moradia, saúde, educação e justiça social.
Ao integrar sustentabilidade e cidadania à rotina escolar, o IS fortalece o trabalho da ONG Banco de Alimentos e prepara as novas gerações para os desafios do futuro.
👉 Saiba mais em: https://projetointeligenciasocial.com.br
0 comentários