Um livro que inspira. Um projeto que transforma.
Foi a partir do livro “Inteligência Social – A perspectiva de um mundo sem fome(s)”, escrito por Luciana C. Quintão, que nasceu o Projeto Inteligência Social – OBA nas Escolas, braço educacional da ONG Banco de Alimentos.
Mais do que uma obra, o livro é um chamado à consciência — um convite para olhar o mundo com empatia e agir de forma coletiva diante das muitas “fomes” que enfrentamos.
Hoje, no Dia Nacional do Livro, compartilhamos o depoimento de Rosileny Mary Rodrigues Moreira, que expressa com sensibilidade o impacto dessa leitura transformadora:
“Reconhecendo a grandeza e a importância da Inteligência Social
A proposta de uma nova abordagem para o conceito de inteligência social, idealizada por Luciana Quintão, representa um salto ousado e necessário no campo da inteligência humana. Diante do conceito de inteligência emocional e social como pilares de uma convivência mais saudável, Luciana vai além ao ampliar esse horizonte com coragem e propósito.Sua visão inovadora sobre o conceito de Inteligência Social, que inspirou a criação do Projeto Inteligência Social – OBA nas Escolas, não apenas propõe uma educação mais sensível, mas convoca uma corrente humanitária concreta, que articula consciência e ação para enfrentar os múltiplos problemas que assolam o planeta, analisados em seu livro Inteligência Social – a perspectiva de um mundo sem fome(s): da fome física, à fome de sentido, pertencimento, comprometimento, respeito e dignidade, na garantia de um mundo sustentável a todas as formas de vida. O Projeto Inteligência Social – OBA nas Escolas atua como um farol nesse tempo de urgência global. É mais que uma proposta educacional: é um chamado à responsabilidade coletiva. Um convite para que cada ser humano, em sua singularidade, torne-se um elo vivo de transformação, comprometido com práticas conscientes, solidárias e sustentáveis. Trata-se de salvar o planeta salvando o próprio ser humano, restaurando a ética do cuidado, da empatia e da ação responsável. Agradeço profundamente por fazer parte dessa jornada. Desejo que a abordagem inovadora do conceito de Inteligência Social possa se ampliar, nutrida por pessoas que, como Luciana, acreditam que inteligência é agir com o coração desperto e as mãos comprometidas com um futuro mais justo para todos. Quando falamos em transformação social, precisamos falar sobre coragem, determinação, visão e ação. E é exatamente isso que o Projeto Inteligência Social nas escolas propõe, através da mobilização de saberes, afetos e atitudes para enfrentar a desigualdade, construir redes colaborativas e agir localmente com impacto global. Um livro que inspira. Uma rede que une as escolas. Um propósito. Uma mudança.
Existe uma rede que acredita no poder da empatia e da ação coletiva. Participe do Projeto Inteligência Social – OBA nas Escolas, idealizado por Luciana Quintão, e floresça em atitudes que alimentam o mundo de esperança, justiça e humanidade.
Cada gesto conta. O seu, principalmente.”
E quando o conhecimento inspira atitude, a educação se transforma em esperança.
📘 Conheça o livro “Inteligência Social – A perspectiva de um mundo sem fome(s)” e o projeto que nasceu a partir dele:
Faça o download do Livro aqui










0 comentários