Notícias
Central de conteúdo
A contradição da fome
Revista Qualé | Edição 56 | 24 de outubro à 7 de novembro de 2022
Dedicada a fazer jornalismo especialmente para o público infantil e jovem, a Revista Qualé traz em sua edição 56, do final do ano passado, uma reportagem de capa sobre o grave problema da fome no Brasil. Em linguagem acessível e com várias entrevistas, a reportagem destaca que há 33 milhões de brasileiros em estado de insegurança alimentar grave no país. Entre os entrevistados, estão inclusive crianças moradoras da favela de Heliópolis, na zona sul de São Paulo.
Luciana Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos e idealizadora do Projeto Inteligência Social, participou da reportagem, destacando que, além do trabalho de combater a fome e o desperdício de alimentos no país há 25 anos, ela acredita na educação como ferramenta de transformação da sociedade. “No Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), a ONG promoveu um evento de conscientização com mais de 6 mil crianças. Houve oficinas de como combater o desperdício, com receitas feitas com talos, sementes e cascas de alimentos, e até espetáculos sobre a importância das doações. As crianças precisam saber que em sociedade uma pessoa ajuda a sustentar a outra”, afirmou Luciana.
A Revista Qualé é uma publicação quinzenal especializada no público infantil e jovem. Tem uma distribuição de mais de 300 mil exemplares em escolas públicas e privadas por todo o Brasil. A Qualé acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social e tem o objetivo de colaborar para que as crianças desenvolvam a curiosidade, o senso crítico e um olhar mais apurado sobre o mundo ao seu redor. Muita munição para ajudar os professores em sala de aula!
Fuvest 2023: tema da redação é 'refugiados ambientais e vulnerabilidade social'
ortal G1 | 08/01/2023
A redação da segunda fase da Fuvest, que aconteceu no dia 8 de janeiro, teve um tema bastante atual e relevante: “Refugiados ambientais e vulnerabilidade social”. Para desenvolvê-lo, os candidatos contaram com textos de apoio de Graciliano Ramos e Ailton Krenak, foto do livro Êxodos, de Sebastião Salgado, e reportagens com informações sobre o assunto. O objetivo foi promover a reflexão sobre os deslocamentos forçados por desastres ambientais e mudanças climáticas, que afetam as pessoas mais vulneráveis.
Orçamento secreto contribuiu para má gestão de recursos de obras na área da educação, diz relatório
Jornal Nacional | 19/12/2022
Produzido pela ONG Transparência Brasil, o estudo inédito Financiamento de Creches e Escolas: o impacto do Orçamento Secreto demonstra como o orçamento secreto, criado em 2020, contribuiu para a má gestão de recursos na área da Educação. “É o próprio Congresso que está decidindo quem vai receber o recurso público do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O fundo deixa de ter o poder de decidir onde é mais prioritário investir, de fazer o controle de como o município está lidando. Isso passa direto para que o recurso seja liberado do Congresso para o Executivo”, explica a diretora-executiva da Transparência Brasil, Juliana Sakai. Com isso, a educação no Brasil passou a funcionar de acordo com relações de interesse politico e não segundo critérios técnicos. Uma escola em Campos dos Goytacazes (RJ), por exemplo, mesmo com obras paralisadas, recebeu R$ 3,2 milhões do orçamento secreto entre 2020 e 2021.
Inscrições abertas para a nova turma de Jovens Transformadores Ashoka 2023
Portal Ashoka | 05/12/2022
O Programa Jovens Transformadores Ashoka reconhece jovens entre 12 e 19 anos que encontraram seu poder para gerar mudanças em suas comunidades e agem pelo bem comum. Para isso, eles engajam colegas e instituições, mostrando que têm a potência e a responsabilidade de criar Um Mundo de Pessoas que Transformam. Se você, educador, conhece um jovem em sua escola que tenha identificado um problema e desenvolvido uma ideia para resolvê-lo, indique para que ele possa participar do programa! As inscrições irão até 15 de fevereiro de 2023. O programa é uma oportunidade de integrar os jovens a uma comunidade global, com acesso a workshops, orientação estratégica e parcerias com criadores de conteúdo para aumentar o impacto social de suas iniciativas.
Aprender com histórias inspiradoras: como auxiliar seus estudantes a fazer uma boa entrevista
Portal Porvir | 19/12/2022
A professora Gina Vieira, do Distrito Federal, resolveu incentivar seus alunos e alunas a escrever mini biografias de mulheres inspiradoras. Poderiam ser mães, avós, tias, vizinhas, figuras de referência na comunidade ou outras pessoas conhecidas deles. Pensando nisso, a professora desenvolveu uma metodologia para acompanhar todos os passos, desde a elaboração de um roteiro até a versão finalizada do texto. Veja nesta reportagem as orientações básicas de Gina Vieira que você, professor, também pode transmitir aos seus alunos.
Governadores e vice-presidente eleitos selam compromissos pela educação básica e recuperação da aprendizagem no país
Portal Todos pela Educação | 16/12/2022
Encontro organizado pelo Todos Pela Educação e UNESCO em Brasília abriu caminho para a retomada e fortalecimento do pacto federativo na Educação Básica. Governadores eleitos e o vice-presidente Geraldo Alckmin debateram e definiram uma série de ações conjuntas visando a recuperação da aprendizagem de crianças e jovens do país, o compartilhamento de experiências educacionais mais efetivas e a definição de pautas prioritárias comuns ao longo dos próximos anos. Entre os compromissos assumidos está a institucionalização de uma Câmara Técnica de Educação no Fórum de Governadores, com trocas sistemáticas de experiências.
O tempero brasileiro para uma educação finlandesa
Folha de S. Paulo | 08/12/2022
Escolas preocupadas com a avalanche de fake news que vem corroendo o direito da população a informações de qualidade, já incluem em seus currículos temas como o papel do jornalismo na sociedade e a responsabilidade de cada um ao produzir e compartilhar conteúdos. Entre as boas iniciativas de combate à desinformação está a da EMEF M’Boi Mirim II, na zona sul de São Paulo (SP), cujos alunos participam do projeto Imprensa Jovem, premiado pela Unesco. Leia mais no texto de Daniela Machado, coordenadora do EducaMídia.
Projeto de Vida estimula o protagonismo do estudante e favorece a Educação Antirracista
Nova Escola | 21/11/2022
Obrigatório desde a reforma do Ensino Médio, o Projeto de Vida é um componente curricular que visa apoiar os estudantes na construção e no planejamento de sua trajetória nos eixos pessoal, social e profissional. Com histórias e exemplos, a reportagem procura mostrar a importância do Projeto de Vida para os alunos, principalmente quando é necessário enfrentar desigualdades socioeconômicas e o racismo estrutural. Essa trilha pedagógica exige um professor preparado, uma vez que aborda desde o autoconhecimento e a identidade do estudante até sua relação com os outros e o mundo do trabalho.
Porvir celebra 10 anos com exposição no Museu Catavento
Portal Porvir | 07/10/2022
Para celebrar 10 anos de atividades, o Portal Porvir – Inovações em Educação está realizando mostra interativa e multimídia no Museu Catavento, em São Paulo, até o dia 3 de fevereiro, com o tema Encontro com o Porvir: trajetória de educadores que transformam o presente e constroem o futuro. Uma reportagem interessante para conhecer histórias de educadores brasileiros de vários estados do país que estão transformando suas aulas com práticas pedagógicas inovadoras.
https://porvir.org/porvir-celebra-10-anos-com-exposicao-no-museu-catavento/
Padre Júlio Lancellotti: faltam humanidade e partilha nas escolas
Portal Porvir | 07/10/2022
Em entrevista à Revista Educação, o padre Júlio Lancelotti, teólogo e pedagogo com especialização educacional, conta como a pedagogia o encantou, principalmente a história da educação. Ele coloca várias questões em debate: “A gente não sabe matemática porque é importante saber matemática, eu não sei geometria porque é importante saber geometria, eu tenho que saber tudo isso para ser mais humano. Como é que as áreas do saber estão a serviço do humano? Da humanização? Nós educamos e somos educados no processo pedagógico formal e informal para a solidariedade? Para a partilha? Para defender os mais fracos? Para defender os mais pobres?”.
https://porvir.org/porvir-celebra-10-anos-com-exposicao-no-museu-catavento/
Inteligência Social
A perspectiva de um mundo sem fome(s)
Luciana C. Quintão
![IS-Book-01](https://sandybrown-tapir-724193.hostingersite.com/wp-content/uploads/2024/09/IS-Book-01.webp)