Atividades educativas desenvolvidas para alunos em diferentes faixas etárias:

Oficina Culinária Atrapalhada

Apresentação teatral, com dois profissionais formados em técnica clown pelos Doutores da Alegria, demonstrando, de forma atrapalhada, o preparo de uma receita com aproveitamento integral de alimentos.

Objetivos: sensibilizar e conscientizar as crianças, em meio a risadas e brincadeiras, trabalhando o reconhecimento visual do alimento, suas partes (cascas, talos, folhas, sementes), o não preconceito e o não desperdício.

Faixa Etária: alunos da Ed. Infantil e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

Oficina Culinária Mão na Massa

Participação dos alunos no preparo de receitas com aproveitamento integral dos alimentos, abordando o não desperdício e os benefícios nutritivos e socioambientais dessa prática.

Objetivos: Sensibilizar e conscientizar os alunos, promovendo uma gastronomia nutritiva e sustentável, com respeito aos alimentos, através do uso de suas folhas, talos, sementes e cascas.

Ao experimentar as preparações saborosas, é possível ensinar o não preconceito alimentar.

Faixa Etária: alunos a partir do 4º ano do Ensino Fundamental

Colheita Urbana de Alimentos

Participação na principal atividade da ONG Banco de Alimentos, acompanhando a retirada de alimentos doados por um parceiro e a entrega em uma instituição beneficiada.

Objetivos: sensibilizar e conscientizar os alunos, através de uma experiência nos próprios ambientes sociais, sobre a questão do desperdício e suas implicações na sociedade, natureza e economia, trazendo reflexões sobre sustentabilidade e o bem-estar das pessoas.

Faixa Etária: alunos do Ensino Fundamental

Almoço dos Povos*

Teatro interativo que aborda os temas da fome, abundância e desperdício, permitindo aos jovens vivenciar e refletir sobre a desigual distribuição de todos os recursos a nível mundial.

Objetivos: conscientizar sobre o que é passar fome em meio à abundância, despertando a empatia e outros valores humanos, além de desenvolver o pensamento crítico, tendo como base de raciocínio questões socioculturais relevantes.

Faixa Etária: alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio.
*Elaborado pela comunidade do SERMIG – Arsenal da Esperança, e apresentado aqui em parceria com o Projeto Inteligência Social, cujos propósitos se inter-relacionam.

Palestra / Debate

A partir da apresentação de documentários, sugere-se um debate / mesa-redonda sobre o tema.
Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente*

Objetivos: sensibilizar e conscientizar os alunos sobre as complexas relações de produção, circulação, consumo e descarte de alimentos, integrando-as a uma necessária visão crítica sobre desigualdade social, alimentação saudável, nutrição, desperdício e aproveitamento integral dos alimentos.

Faixa Etária: alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio
* Documentário com ideia original de Luciana C. Quintão

Gincanas Sociais e Concursos

Atividades que visam o engajamento socioambiental dos alunos, com campanhas de arrecadação, criação de projetos inovadores em prol da comunidade, entre outras iniciativas.

Objetivos: Despertar a importância da responsabilidade social, incentivando a cultura de doação, o engajamento social dos alunos, o trabalho em equipe para o bem comum e a participação ativa em benefício do outro.