O Projeto Inteligência Social, que nasceu do livro “Inteligência Social: A Perspectiva de um Mundo Sem Fome(s)”, tem como principal objetivo trazer ao ambiente escolar questões de sustentabilidade socioambiental e através da educação e conscientização, formar cidadãos proativos na criação de um mundo justo e sem carências.
Acreditamos que escolas são instituições de formação e especialmente de transformação, sendo o lugar ideal para plantar a semente da responsabilidade social nos alunos, estimulando-os a trabalhar, sem demagogia, para construir um país melhor, por intermédio de uma participação inteligente, contínua e ativa na sociedade.
“Investir em educação amadurece e desenvolve qualquer sociedade, ampliando e retroalimentando a Inteligência Social que, por sua vez, melhora a sociedade e vice-versa, constituindo-se em um círculo virtuoso. A boa educação é um ponto de ruptura que altera o sentido de uma curva de negativa para positiva, é o caminho de autoaperfeiçoamento individual e coletivo, gerador de conhecimento e promotor de consciência, que influenciará toda a cultura de um país.” Trecho do livro Inteligência Social: A Perspectiva de um Mundo Sem Fome(s).
Foi pensando nisso que, em parceria com a ONG Banco de Alimentos, lançamos a Gincana Social. Uma atividade envolvendo escolas e colégios com o propósito de promover o engajamento social dos alunos em uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. Com esta iniciativa, foi possível: integrar a instituição, o corpo docente, alunos e suas famílias em uma rede de solidariedade, motivando a participação ativa em benefício do outro; promover a cultura de doação; e desenvolver um espírito colaborativo, estimulando o trabalho em equipe para o bem comum.
E a Gincana Social deu tão certo que se estendeu em uma grande campanha, na qual 15 instituições de ensino, entre colégios, escolas e faculdade totalizando mais de 8.000 alunos, se mobilizaram para arrecadar alimentos não perecíveis, entre os meses de agosto e dezembro de 2022.
O total arrecadado superou 5 toneladas de produtos alimentícios, como arroz, feijão e outros itens, que foram distribuídos a 67 entidades sociais parceiras da ONG Banco de Alimentos, complementando a refeição de mais de 25 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Foi muito gratificante ver o empenho dos alunos e professores contribuindo para combater a fome no país.
Todo esse processo foi uma grande prova de que realmente, juntos, somos mais fortes e podemos ir mais longe!
Agradecemos imensamente a todos que participaram!
Colégios, Escolas e Faculdade participantes - DMA 2022
Colégio Bosque Feliz
http://www.bosquefeliz.com.br/
Colégio Johann Gauss
https://www.johanngauss.com.br/
Escola Carlitos
https://www.escolacarlitos.com.br/
Escola Alef Peretz
https://alefperetz.org.br/
Colégio São Domingos
https://www.sdomingos.com.br/
Colégio Iavne
https://iavne.com.br/
Escola Waldorf Rudolf Steiner
https://ewrs.com.br/
Quintal do João Menino
http://joaomenino.com.br/
Colégio Marista Arquidiocesano
https://arquidiocesano.colegiosmaristas.com.br/
Colégio Sir Isaac Newton
https://www.cosin.com.br/
Escola Alto de Pinheiros
https://escolaaltodepinheiros.com.br/
Diretório Acadêmico Ibmec - SP
https://www.instagram.com/dai_social/
Colégio Vinícius de Moraes
https://cvmsp.com.br/
Colégio Gracinha
https://www.gracinha.g12.br/
Red House International School
https://www.redhouseschool.com.br/